sexta-feira, 26 de março de 2010

Iniciação Teatral


A foto acima é da oficina de “Iniciação Teatral”, que Lis e eu desenvolvemos para o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2009.
Apresentamos para os alunos o teatro através de experimentações diversas: desenvolvendo atividades de expressão corporal, vocal, praticas de musicalização, jogos teatrais e dramáticos. Tudo que pudesse permitir ao aluno conhecer as possibilidades de seu corpo, do trabalho coletivo e se sensibilizaram para o trabalho do ator.
O contato com teatro tem a capacidade de desenvolver as capacidades cognitivas, físicas e artísticas do ser humano. Através de sua realização, o individuo entra em contato com as suas potencialidades e desenvolve sua capacidade relacional, visto o caráter coletivo do Teatro.

"A experiência teatral, como a brincadeira, é uma experiência grupal que permite a alunos com capacidades diferentes expressarem-se simultaneamente enquanto desenvolvem habilidades e criatividades individuais."
Viola Spolin









quinta-feira, 25 de março de 2010

Adolescentes E Artes

O projeto “As Artes como Instrumento para o Desenvolvimento de Habilidades Psicossociais de Adolescentes”, foi meu projeto de Pesquisa de Iniciação Cientifica.
A pesquisa foi financiada pelo Programa de Iniciação à Pesquisa (PIP) sob a orientação da Professora Dra Fernanda Ferreira.
A parte prática da pesquisa, ocorreu no espaço da Escola Estadual Wilson Pimenta, na periferia da cidade de Mariana – MG, com alunos de 12 a 17 anos.
Ao longo de um ano, foram desenvolvidos trabalhos teóricos e práticos. O projeto considerava a relevância das atividades artisticas no desenvolvimentos dos aspectos psicossociais do individuo.
As habilidades psicossociais dos adolescentes foram estimuladas nas aulas durante os 6 meses em que passamos juntos. Além do teatro e jogos teatrais, as atividades foram costuradas a outras manifestações artísticas como o cinema, música e artes plásticas.



Fórum Social Mundial

O Fórum Social Mundial 2009 realizado no Pará, em Belém do dia 27 de janeiro a 1 de fevereiro sobre o tema “Um outro Mundo é Possível” foi palco para a ABRA (Rede Brasileira de Arteeducadores) mobilizarem uma ação comunitária com o objetivo de valorizar e fortalecer as linguagens artísticas, a cultura popular e os agentes, muitas vezes anônimos que cultivam e dinamizam a cultura e o cotidiano no Bairro do Tenoné, distrito da região periférica de Belém. Artistas, Arteeducadores, Agentes Sociais, e todo e qualquer Organização ou Movimento Artístico e Cultural foram convidados a participar.
Obrigado Dan Baron por nos convidar para organizar o evento.







Agda de Hilda

Baseado no conto “Agda” de Hilda Hilst, o curta aventura-se a traduzir as minúcias poéticas da obra original para a linguagem de vídeo experimental. Uma narrativa recortada de sonhos onde pai e filha, compartilhando do mesmo desejo, constroem no mundo de seus devaneios a sua realidade.








Ficha Técnica
Direção: Maria Clara Teixeira
Roteiro: O grupo
Produção: Henrique Dutra
Ass. De Produção: Iara Lage e Lis Nasser
Câmera: Airá Fuentes Tacca
Iluminação: Mariana Zippinotti
Trilha Sonora Original: Elias Mendes Pereira
Edição e Finalização de Audio: Marcello Nicolato
Edição: Leandro Ribeiro
Finalização: Luis Bocchino
Atores: Aira Fuentes Tacca, Elias Mendes, Henrique Dutra, Iara Lage e Mariana Zippinotti, Zé das Dores.

O Sonho de Alice

Vídeo Arte inspirado no filme Sonhos de Akira Kurosawa e no conto Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol. O filme narra a saga de Alice, que em uma viagem onírica e atemporal vivencia diversas situações fantásticas.
O curta metragem O Sonho de Alice. É uma realização da Cia. Coelho Branco em parceria com o Centro de Pesquisa e Produção Audiovisual (CPPA), Departamento de Artes da Universidade Federal de Ouro Preto e Prefeitura Municipal de Ouro Preto.









Equipe Técnica:
Roteiro e Direção: Henrique Manara
Ass. De Direção: Geuder Martins
Direção de Produção: Henrique Dutra
Ass. de Produção: Nadja Dulce e Daniela Moreno
Cinegrafista: Charles Rodrigues
Figurino: Nicolas Lopes
Maquiagem: Vitor Flausino
Trilha Sonora: Saulo Campos e Helder Silva
Edição: Danilo Roxete, Geuder Martins e Henrique Manara.
Edição de Áudio: Marcello Nicolato e Paulo César Belchior
Finalização: Luis Bocchino
Still: Henrique Manara e Luciana Antunes

ROL

ROL é uma performance - pesquisa do grupo COLETIVO PERFORMÁTICO.
O espetáculo possui como proposta a transformação artística e performática de um determinado espaço mergulhado no universo de listas. Todas elas: de compras, de sentimentos, de palavrões, e as mais distintas formas de darem-se. As listas sugerem neste processo-vivência, partituras e ações performáticas que transgridem junto ao espectador, valorizando o momento da criação, característica muito forte da performance.








Ficha Técnica:
Direção: Clóvis Domingos
Atores performes: Daniela Moreno, Clóvis Domingos, Flávia Pereira, Nicolas Lopes, Matheus Silva, Magno Rodrigues, Laila Klair e Renato Cordeiro
Iluminação: Mariana Zippinotti
Fotos: Carolina Panini
Figurino: O grupo
Produção: Henrique Dutra

quarta-feira, 24 de março de 2010

Institucional UFOP

Video Institucional da Universidade Federal de Ouro Preto



Ficha Técnica
Direção: Celmar Jr.
Ass Direção: Geuder Martins
Produção: Henrique Dutra
Ass de Produção: Laura Severo
Pesquisa: Fernanda Luiza
Direção de Fotografia e still: Tulio Drummond
Figurinista: Jorge Pessoa
Maquiagem: Daniele Marques
Edição: Leandro Ribeiro
Cinegrafia: Charles Rodrigues e Leandro Ribeiro
Maquinista: Eduardo Gomes e Edipo
Trilha Sonora Original: Chico ALmeida
Edição de Trilha: Marcello Nicolato
Finalização e Efeitos Especiais: Luis Bocchino
Realização: Universidade Federal de Ouro Preto e Fundação Educativa de Radio e Televisão de Ouro Preto

Ponto Final

A pesquisa de movimentos e histórias de anônimos nos pontos de onibus, foi o ponto de partida para a direção e os atores/criadores conceberam a dramaturgia do espetaculo "Ponto Final", que bebe das fontes do Teatro Fisico e do teatro do Absurdo para a sua realização.
O espetaculo apresentou-se no Teatro Cacilda Becker de Pirassununga-SP, Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Ouro Preto MG, entre outros.





Ficha Técnica

Direção: Nieve Matos
Assistência de Direção: Moacir Prudêncio Jr.
Elenco: Airá Fuentes,Danilo Roxette,Flavia Machado, Luis Carlos Negri, Maiíra Marchiori e Nívia Dionísio.
Trilha Sonora: Kelly de Castro
Video: Danilo Roxette
Produção: Iara Lage e Henrique Dutra

A Viagem de Um Barquinho

Era uma vez um menino que, de um jornal, fez um barquinho de papel. Era uma vez, uma lavadeira, meio doida, que, de um pano azul fez um rio. "A Viagem de Um Barquinho" da autora Silvia Orthof, percorreu as cidades e distritos de Ouro Preto, Mariana e região, através do Projeto "Arte Intinerante".





Ficha Técnica
Atores: Henrique Dutra e Lis Nasser
Trilha Sonora (criação e execução ao vivo): Elias Mendes
Fotos: Daniele São José
Produção: Henrique Dutra
Suporte: Multicultural Empresa Jr